Tentativa de homicídio. Ofensa à integridade física. Roubo. Prisão preventiva. MP. DIAP do Núcleo de Oeiras
Na sequência de detenção fora de flagrante delito, o Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial dois arguidos, ambos com 30 anos, indiciados pela prática de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, um crime de roubo agravado, um crime de condução sem habilitação legal, um crime de ofensa à integridade física qualificada, dois crimes de detenção de arma proibida e um crime de roubo agravado.
Resultou fortemente indiciado que no dia 02 de setembro de 2022, em Carnaxide, no exterior de um café, iniciou-se um desentendimento entre um dos arguidos e o ofendido. Nessa sequência, o arguido avançou para a vítima, empunhando uma faca de cozinha e desferiu um golpe, atingindo-a.
O ofendido sofreu imediatamente uma hemorragia abundante, tendo de ser assistido no local e de receber depois tratamento hospitalar.
Noutra situação, um mês mais tarde, no mesmo local, os dois arguidos e um outro indivíduo de identidade não apurada avistaram outra vítima no interior do seu veículo. Os três combinaram abordar o ofendido com vista a apoderarem-se do seu automóvel e dos bens de valor que aquele trouxesse consigo. Na execução desse plano, e sob ameaça, retiraram o telemóvel e um fio em ouro à vítima. De seguida, um dos arguidos, que não possui licença para conduzir, ocupou o lugar do condutor e levou a viatura, deixando o ofendido na via pública.
No dia 12 de abril de 2024, em Carnaxide, por motivo não concretamente apurado, iniciou-se uma discussão entre um dos arguidos e outra vítima, em que aquele empunhou uma navalha de características não concretamente apuradas, correu e agarrou-a, desferindo vários golpes. Na sequência destes golpes, o ofendido foi assistido no local e recebeu tratamento Hospitalar
Na sequência do interrogatório judicial, realizado no dia 10 de dezembro de 2024, foi aplicada aos arguidos a medida de coação de prisão preventiva.
O Inquérito corre termos no DIAP do Núcleo de Oeiras.