Tentativa de homicídio. Ofensa à integridade física. Prisão preventiva. MP. DIAP do Núcleo de Sintra

tribunal sintra

Após detenção fora de flagrante delito, o Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial um arguido de 52 anos, indiciado pela prática de dois crimes de homicídio qualificado, na forma tentada, um crime de ofensa à integridade física simples, um crime de dano simples e dois crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Resulta fortemente indiciado que o arguido, que sofre de psicose esquizofrénica e perturbação de uso de produtos estupefacientes, foi declarado maior acompanhado, por anomalia psíquica, tendo estado integrado na casa de saúde do Telhal, entre 2023 e 2024.

Desde essa altura, sofre de perturbação psicótica por uso de álcool e deterioração cognitiva associada, tendo, assim, em diferentes locais e datas, agido de forma violenta, colocando em risco a vida de pessoas e bens.

Na sequência do interrogatório judicial, realizado no dia 18.02.2026, foi aplicada ao arguido a medida de coação de prisão preventiva, substituída por internamento preventivo no Hospital Prisional de Caxias, para ser realizada a competente avaliação clínico-psiquiátrica.

O Inquérito corre termos no DIAP do Núcleo de Sintra.