Simp

Está aqui

Detenção. Roubo agravado. Furto qualificado. Detenção arma proibida. Sequestro. Resistência e coação sobre funcionário. Coação. Prisão preventiva. Apresentações periódicas. DIAP do Nucleo de Cascais.

25 maio 2021

Foram detidos e presentes ao JIC, no dia 25.5.2021, para primeiro interrogatório, 20 arguidos indiciados pela prática, em autoria material, na forma consumada e em concurso real, de vários crimes de roubo agravado, furto qualificado, detenção de arma proibida, coação, sequestro, resistência e coação sobre funcionário, extorsão, burla informática, entre outros.

Resultou fortemente indiciado que os arguidos formaram um grupo seguindo os padrões da cultura de gangues norte americanos, que se dedicavam à prática de crimes violentos ou contra o património, com recurso a armas (brancas e de fogo) com o intuito de obterem vantagens patrimoniais.

Mais decidiram, em grupo, levar a cabo incursões em “territórios” de gangues rivais, com o intuito de provocar rixas.

No âmbito desta atividade grupal os arguidos praticaram vários crimes.

Por se considerar existir perigo de fuga, perigo de continuação da atividade criminosa, de perturbação da ordem e tranquilidade públicas, bem como perigo de perturbação do inquérito e de preservação das provas, foram aplicadas aos arguidos as seguintes medidas de coação:

· 7 arguidos ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva;
· Aos restantes 13 foi aplicada a medida de coação de obrigação de apresentações periódicas no Posto Policial da área das respetivas residências

A investigação prossegue sob a direção do DIAP do núcleo de Cascais e não se encontra em segredo de justiça.