Simp

Está aqui

Detenções. Roubo qualificado. Furto qualificado. Prisão Preventiva. Apresentações diárias. DIAP de Sintra/ Comarca de Lisboa Oeste

25 jun 2019

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Sintra realizaram-se hoje cerca de três dezenas de buscas.

Foram, igualmente, efetuadas 13 detenções. Dos 13 (treze) arguidos detidos, 9 (nove) ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva e 4 (quatro) ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações diárias, por se verificar o perigo de continuação da atividade criminosa.

Os detidos estão indiciados 17 crimes de roubo qualificado e 13 crimes de furto qualificado.

Os suspeitos, que se fariam passar por assistentes sociais e enfermeiros para se aproximarem das vítimas, pessoas idosas, atuariam com o objetivo de se apropriarem de objetos de valor que estas tinham em seu poder, preferencialmente dinheiro e ouro.

Os suspeitos atuavam em vários pontos do país, o que determinou que, a este processo, tenham sido apensos 29 inquéritos.

Grande parte das vítimas (mais de 20) já foram inquiridas por autoridade judiciária.

Na sequência do Acordo de Cooperação entre a Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, Crl e a Procuradoria da República da Comarca Lisboa Oeste, formalizado no dia de ontem, e tendo em consideração a especial vulnerabilidade das vítimas, foi acionada a intervenção dos psicólogos afetos ao Gabinete de Assessoria Técnica em matéria de psicologia forense, no “Espaço – IACV”.

Os detidos serão apresentados a primeiro interrogatório judicial para fixação das medidas de coação.

O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

A investigação é realizada pela 4.ª Secção do DIAP, sendo coadjuvada pela secção de investigação criminal da GNR Unidade de Intervenção.